www.caminitoart.org

Essas são duas funções distintas e que merecem atenção específica, com a percepção da diferença entre elas. Em muitos casos, as pessoas se especializam em uma delas e dedicam seus estudos e projetos a essa função. As duas são apontadas como carreiras promissoras para o futuro do trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial. Portanto, podemos concluir que o front-end cuida da apresentação de um site, sua parte externa. Com cursos que vão desde o básico ao avançado em diversas linguagens, como JavaScript, Node.js, React, Python e mais, temos um amplo leque de opções para quem busca se aprimorar na programação.

frontend e backend

É possível programar scripts (pedaços de códigos) que automatizam funções de SEO, inclusive. Desse modo, os conceitos que trabalhamos aqui — de front, back e mobile — se tornam valiosos. Com https://telegra.ph/curso-de-teste-de-software-04-04 o crescimento da nuvem, cada vez mais recursos e aplicativos são oferecidos nesse paradigma, o que requer a criação de sistemas modernos com os conceitos inovadores de desenvolvimento web.

Front end não é design

Essas tecnologias incluem linguagens de computador como JavaScript, CSS e HTML. O desenvolvimento de software de front-end também usa estruturas de front-end para acelerar a eficiência da produção. Desenvolvedores de front-end visam desenvolver uma experiência positiva para o usuário, otimizar o aplicativo para acessibilidade e desempenho e criar designs responsivos. Seus principais objetivos de desenvolvimento https://www.intensedebate.com/people/tumpa54dfg são garantir que o front-end seja fácil de interagir, bem projetado e totalmente responsivo em diferentes plataformas e dispositivos. Mas vale ressaltar que um profissional Front precisa desenvolver mais suas habilidades de Design, apesar de não montar as páginas em ferramentas de imagem, como faz o designer. O conhecimento de usabilidade e experiência do usuário também faz diferença em sua atuação.

Isso também significa que um código escrito pode significar algo diferente dependendo do contexto, o que torna linguagens de programação escritas em PHP difíceis de escalar e às vezes lentos de se rodar. O que torna o Java tão versátil é a Máquina Virtual Java ou Java Virtual Machine (JVM). Com muitas linguagens de desenvolvimento back end,  a compilação de um programa https://acertdglobalplatform.mn.co/posts/54110823 cria um código que pode ser executado de forma diferente se os computadores em que é executado forem diferentes. A máquina virtual do Java funciona como uma camada intermediária que consegue rodar códigos em quaisquer computadores, independente de onde o código foi compilado. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário.

Programação Front-end vs Backend

Em geral, comparar o backend com o desenvolvimento do frontend requer uma análise das principais diferenças entre os dois. Além disso, é essencial explorar os frameworks únicos, bibliotecas, linguagens e bancos de dados usados para fins de backend e frontend. Uma carreira em desenvolvimento web geralmente começa com este tipo de pergunta. Você gostaria de criar sites, aplicativos e outros projetos trabalhando no frontend ou backend? É possível imergir em um ambiente de desenvolvimento completo, mas você geralmente tem que começar com um ou outro para não ficar sobrecarregado. As linguagens de programação permitem que os desenvolvedores escrevam scripts, instruções e arquivos do site que são eventualmente executados por um computador.

  • Portanto, podemos concluir que o front-end cuida da apresentação de um site, sua parte externa.
  • Basicamente, um trabalha mais próximo ao artístico/criativo e o outro, com a correta aplicação das regras de negócio.
  • Existem também os desenvolvedores full-stack, que conseguem trabalhar tanto com front-end e backend.
  • Com o crescente aumento da demanda e uso de sistemas e aplicativos web, tanto o front-end quanto o back-end possuem boas oportunidades e salários atrativos.